sexta-feira, 13 de novembro de 2009

RP e o monitoramento de marcas na web

Monitorar a imagem de marcas vem se tornando cada vez mais uma atividade exercida pelos profissionais de Relações Públicas nas organizações.

Comentários acontecem a todo o momento sobre as empresas, eles podem ser bons ou ruins.

Por isso é importante monitorar e definir um posicionamento diante eles.

Muitas vezes, um único comentário negativo no Twitter pode virar uma notícia de dimensão nacional.
Abaixo você confere algumas dicas de como o profissional de RP pode monitorar esses comentários e se posicionar a marca da organização que trabalha.


1. Monitore o blog da empresa
Dependendo do tamanho e popularidade da marca, haverão mais ou menos comentários.

Ouvir é a palavra-chave em redes sociais. Quanto mais conhecido, mais gente você atrairá e mais tempo deverá dedicar ao blog.

2. Twitter
Mensagens no Twitter podem ter uma velocidade impressonante e se espalhar rapidamente. Utilize a busca do Twitter para encontrar posts com o nome da empresa em que trabalha para interagir com eles.
As ferramentas que podem lhe ajudar nessa tarefa, lhe enviando alertas por email, são
Twilert e TweetBeep.

3. Abuse do Google
O
Google Alertas utiliza atualizações via email sobre os resultados obtidos baseados no tópico que você escolheu. Você pode se cadastrar para alertas via email ou RSS. Esses alertas encontram posts em blogs, artigos, vídeos e grupos de discussão.


4. Fóruns de discussão
Fóruns são grandes fontes de comentários e discussões que podem incluir a marca da empresa que você trabalha. Muita gente não presta atenção nessas discussões até encontrar outros sites citando comentários encontrados nelas.
Uma dica de ferramenta para rastrear esses grupos de discussão é o
Boardtracker.


5. Filtrbox
Dentre todas as ferramentas, essa pode ser uma das mais complexas e inteligentes.
Filtrbox apresenta os resultados mais relevantes ao invés de trazer centenas deles. O conteúdo oferecido se baseia em relevância contextual, popularidade e feedback.


6. Sua rede de contatos
A rede de contatos da empresa é uma ferramenta preciosa! Com muitas pessoas acompanhando a marca fica mais fácil obter informações. Uma boa rede é muito útil na troca de links e referências do que acontece com sua marca. E mesmo quando você não utiliza suas ferramentas de monitoramento, as notícias chegam até você!

Estabeleça uma frequência de monitoramento. A internet é um meio onde as notícias se espalham rapidamente, portanto é importante estar atento.


O profissional de Relações Púlicas deve adaptar-se a essa nova situação. Dedicando algumas horas da sua semana nessa tarefa, para ajudar a colaborar na criação/divulgação/fixação da imagem de sua marca!

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